Conheça a história do Narguile

Conheça a história do Narguile

Por

O que é narguilé?

Narguile é um cachimbo de água. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, arguile etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. Hoje em dia está praticamente voltado a moda neo-Narguile entre jovens.

narguile

O Narguile tem como origem o Oriente. Uma das versões é de que o narguile teria sido inventado na Índia no século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguiles na Pérsia e na Mesopotâmia.

na foto vemos pessoas usando narguile

As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo ( o nome origina-se do persa nârgil, que significa “coco”). Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais ( principalmente dos países europeus), o narguile, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado e trazido junto com especiarias como cravo e canela.

As Cruzadas também auxiliaram a espalhar o narguile pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o narguile foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.

 

Qual é a sensação de usar um narguile?

São dúvidas de iniciantes do assunto, então se prepare porque é bem diferente de um cigarro comum. De princípio no narguilé não tem algum tipo de papel e, então, é de plena certeza a fumaça vir mais pura, sem qualquer outro tipo de material.

base onde se faz o rosh

Depois, a quantidade inalada é, muito maior do que um trago no cigarro. Mas não se engane! Mesmo com aquela fumaça toda, a sensação costuma ser bem mais leve. Isso porque a água que fica dentro do narguilé borbulha e resfria, dando essa sensação mais suave.

 

E faz mal o uso?

De certeza, podemos esclarecer que nenhum produto que contém tabaco ou a combustão produzida pela queima do mesmo é inofensivo a saúde.

 

 

Sabendo dos principais detalhes do narguile, você está preparado para um sessão de muita conversa e proza? Venha conhecer nossa loja.